PPGD-UFC realiza I Simpósio de Inteligência Artificial, Democracia e Combate à corrupção
Data da publicação: 20 de agosto de 2022 Categoria: NotíciasA inteligência artificial tem, cada vez mais, sido utilizada em vários aspectos da vida cotidiana. Seu uso na área jurídica e política possui inúmeras potencialidades que requerem constante reflexão dos pesquisadores do Direito para assegurar o uso proveitoso no exercício da democracia e no combate à corrupção.
I Simpósio de Inteligência Artificial, Democracia e Combate à corrupção
12 e 13 de setembro de 2022
Justificativa de modelo Simpósio: reunião em ambiente acadêmico com especialistas, seja os que proferirão suas falas, seja a audiência, já detentora de algum conhecimento sobre o tema, o que viabiliza debates mais qualificados.
Objetivo: Expor o tema inicialmente por professores e especialistas aprofundados em Inteligência Artificial, Democracia e Combate à corrupção para antecipar racionalmente problemas que podem vir a ser enfrentados pela sociedade, elaborando pesquisas, reflexões ou projetos e proposições.
Cronograma:
12/09 – 09:00 hrs – Abertura do evento – Inteligência artificial, inteligência humana: entre decisões programadas eficientes, a liberdade democrática de decidir e o inevitável florescer da vida. – Profa. Dra. Raquel Cavalcanti Ramos Machado
09:15 hrs – IA, epistemologia e decisão jurídica em um Estado Democrático de Direito – Prof. Dr. Carlos Marden (Doutor pela PUC – Minas, Procurador Federal)
09:45 hrs – As novas faces da corrupção – André Xerez – (doutor pela USP e presidente da Comissão da OAB de Ética e combate à corrupção)
Mesa de debate: Adriana Reis de Albuquerque (Procuradora da Fazenda e doutoranda da Faculdade de Direito da UFC) Kelviane de Assunção Ferreira Barros (defensora pública e mestranda da Faculdade de Direito),
13/09 – 09:00 Inteligência artificial e o Estado de Vigilância: Admirável mundo novo? – Prof. Dra. Fernanda Lage (professora da UNB – autora do livro Manual de Inteligência Artificial)
13/09 – 09:30 O uso da inteligência artificial no combate à corrupção: experiências internacionais – Professora Carolina Bravo Vesga (professora de Direito Administrativo na Universidade de Mazinales, na Colômbia)
13/09 – 10:00 – Cidade democrática futurista, inteligência artificial e ficção científica: expectativas, aprendizados e prudências. – (Cristiano Therrien – doutor pela Universidade de Montreal, pós-doutorando em Inteligência Artificial na Universidade de Otawa e lecturer em ambas as Universidades) – participação on line
Mesa de debate: estudantes do Mestrado e do Doutorado da Pós-Graduação em Direito da UFC