Estudante do PPGD-UFC conquista 1º lugar no Prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado, organizado pela Graduate School Sustainability, Organisations, and Institutions da Universidade de Paris.
Data da publicação: 1 de abril de 2025 Categoria: NotíciasGabriel Braga Guimarães, estudante da pós-graduação em Direito (@ppgdufc) e integrante do módulo de pesquisa “Pobreza, Sustentabilidade e Direito Internacional” do @gedaiufc, conquistou o 1º lugar no Prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado, organizado pela Graduate School Sustainability, Organisations, and Institutions da Universidade de Paris.
A premiação reconhece pesquisas inovadoras sobre sustentabilidade e o papel de organizações e instituições. Os critérios de avaliação são:
✓ Originalidade da pesquisa
✓ Qualidade da argumentação
✓ Rigor metodológico e análise empírica
✓ Impacto no meio acadêmico e institucional
💡 Sua dissertação, “A proteção dos migrantes climáticos à luz do Direito Internacional das Mudanças Climáticas”, foi desenvolvida sob a orientação da Profª Julia Motte-Baumvol. O estudo analisa a aplicabilidade dos regimes internacionais sobre adaptação e sobre perdas e danos na proteção jurídica dos migrantes climáticos.
💬 “Receber esse reconhecimento nesse primeiro ano no exterior reforça que, apesar dos desafios para estar aqui, consegui desenvolver um trabalho minimamente sólido para ser considerado de melhor qualidade que o dos meus colegas parisienses”, celebra Gabriel, que aprendeu francês na Casa de Cultura Francesa da UFC.
Além da relevância acadêmica, a conquista tem um significado especial para o estudante: “Poder pesquisar e escrever sobre migração — um tema pelo qual sou apaixonado e que estudo desde a graduação — tornou essa conquista ainda mais especial.” ✨