Nota de Pesar – Falecimento do Professor Paulo Bonavides

Data de publicação: 30 de outubro de 2020. Categoria: Notícias

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará recebeu com muito pesar a notícia do falecimento do Professor Paulo Bonavides (1925-2020).

Sua importância para a publicística brasileira encontra poucos casos de comparação ao longo do século XX. Em tempos de dificuldades de circulação e de acesso a obras publicadas no exterior, sua vida e sua atuação acadêmica demonstraram notáveis casos que ajudam a compreender a sua trajetória, a exemplo do contato com importantes centros, como as suas passagens pela Universidade de Harvard (EUA), em meados dos anos 40, e pela Universidade de Heidelberg (Alemanha), na década seguinte. No período áureo da sua produção intelectual, suas obras traziam uma impressionante atualização com a doutrina constitucional europeia e norte-americana, introduzindo no debate brasileiro questões que estavam sendo discutidas nos principais centros acadêmicos do mundo – não custa lembrar que termos como “estado social” e “estado democrático de direito”, há tempos incorporados ao vocabulário jurídico pátrio, encontraram nas obras do Professor Paulo Bonavides um dos seus maiores divulgadores. Tudo isso demonstra um grande compromisso com o rigor acadêmico e científico, o que influenciou leitores em todo o País. A seriedade com a qual construiu os seus trabalhos e os temas por ele enfrentados nas suas obras inspiram juristas há mais de seis décadas.

Professor Catedrático da Faculdade de Direito desde 1958, o Professor Paulo Bonavides teve destacado papel, duas décadas depois, na fundação do então Curso de Mestrado em Direito Público, do qual foi professor por mais de trinta anos. Diversas gerações de alunos – dentre os quais muitos dos professores que compõem os corpos docentes da Faculdade de Direito e deste Programa de Pós-Graduação – tiveram o privilégio de conviver e de aprender com ele. E este Programa deve a professores como Paulo Bonavides a sua inserção em um ambiente acadêmico de alto nível. Se hoje a Faculdade de Direito da UFC e o seu Programa de Pós-Graduação são nacionalmente reconhecidos pela sua excelência, isso de deu, em grande medida, pelo trabalho inicial de nomes como o de Paulo Bonavides.

Registram-se, assim, a admiração e o agradecimento dos que compõem este Programa (docentes, discentes, servidores e egressos) a um dos seus mais ilustres personagens. Estamos certos de que a sua memória e a sua obra seguirão inspirando as futuras gerações.

Fortaleza, 30 de Outubro de 2020.

Prof. Dr. Gustavo César Machado Cabral

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC