PPGD dá as boas vindas a discentes com Seminário de Integração

Data de publicação: 3 de março de 2024. Categoria: Notícias

O Seminário de Integração do PPGD/UFC foi realizado entre os dias 26 a 28 de fevereiro de 2024.

O evento teve como objetivos gerais e específicos: a) viabilizar a integração do discente ao universo da Pós-Graduação e Pesquisa, sob uma perspectiva global do grau de importância que a ciência demarca para o desenvolvimento humano; b) ressaltar a importância do elo entre Pós-Graduação e Graduação; e c) destacar a relevância do quadripé Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, conscientizando os discentes para a pesquisa e a escrita responsável e organizada, como forma de ampliar o impacto acadêmico e social das atividades científicas do programa.

EVENTO PRESENCIAL – ORGANIZADORES: Prof. Dr. Sérgio Bruno Araújo Rebouças | Coordenador- PPGD/UFC Prof. Dr. William Paiva Marques Júnior | Vice-Coordenador- PPGD/UFC Profa. Dra. Lígia Maria Silva Melo de Casimiro| Conselho de Coordenação- PPGD/UFC Prof. Dr. Emmanuel Furtado Filho| Conselho de Coordenação- PPGD/UFC

Programação:

26 de fevereiro de 2024 09h – Abertura com a apresentação geral da Universidade Federal do Ceará, da Faculdade de Direito e do PPGD/UFC Presentes: Professora Dra. Diana Azevedo (Vice-Reitora da UFC), Professora Dra. Regina Célia Monteiro de Paula (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação), Professor Dr. Gustavo Cabral (Diretor da Faculdade de Direito, UFC), Professor Dr. Sérgio Rebouças (Coordenador do PPGD/UFC), Professor Dr. William Marques (Vice-Coordenador do PPGD/UFC), Professora Dra. Ligia Casimiro (Docente do PPGD/UFC) e Professor Dr. Emmanuel Furtado Filho (Docente do PPGD/UFC). 10h- Coffee Break 10h 30 min- Apresentação das 3 linhas de pesquisa do Programa: Exposição oral de 3 professores representantes das linhas de pesquisa; Linha 1: Professor Dr. Linha 2: Professora Dra. Linha 3: Professor Dr. 27 de fevereiro de 2024 09h às 10:30 – Apresentação dos docentes e dos projetos de pesquisa e extensão relacionados às linhas de Pesquisa do Programa 10:30h às 11:00- Apresentação dos servidores do PPGD/UFC, em especial sobre o papel da Secretaria do PPGD/UFC na solução das demandas discentes 14h às 16h – Apresentação da Representação Discente e de seu papel sistêmico no Programa de Pós-Graduação. 16h às 17h 30 min- Palestra: “Metodologia da Pesquisa Jurídica e sua importância na produção acadêmica da Pós-Graduação” Presentes: Professor Dr. Alisson Melo (PPGD- Uni7), Professor Dr. Valter Moura do Carmo (PPGD- UFERSA), Professora Dra. Raquel Machado (PPGD- UFC), Professor Dr. William Marques (PPGD/UFC). 28 de fevereiro de 2024 09h às 10:15 – O papel da CAPES sobre Programas de Pós-Graduação e seus pesquisadores docentes e discentes- Professora Dra. Maria Vital (PPGD- UFC/CAPES) 10:30h às 11:30- Importância da internacionalização da Pós-Graduação – Professora Dra. Julia Mattei (Unifor), Professor Dr. Emmanuel Furtado Filho (Docente do PPGD/UFC). 14h às 16h – Palestra de encerramento: “A FUNCAP na promoção ativa da pesquisa e inovação da Pós-Graduação.”- Prof. Dr. Raimundo Costa Filho (Presidente FUNCAP/UFC)