Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC

Área do conteúdo

DBP7200 – METODOLOGIA DO ENSINO JURÍDICO – 32h – Optativa

Docente

Raquel Cavalcanti Ramos Machado

Ementa

  1. Reflexões sobre ensino jurídico.
  2. Currículos jurídicos. Entre os fundamentos clássicos e os desafios da contemporaneidade.
  3. Ensino e Raciocínio Jurídicos. As várias correntes do pensamento jurídico.
  4. Formação docente.
  5. Teoria e Prática do Ensino Jurídico.
  6. Monólogo e Diálogo no ensino jurídico.
  7. Métodos aplicáveis ao ensino jurídico.
  8. Relação professor-aluno.
  9. Avaliação no ensino jurídico.

DBP7200 – LEGAL TEACHING METHODOLOGY – 32 hours – Optional

Lecturer: Raquel Cavalcanti Ramos Machado

Contents

  1. Reflections on Legal Education.
  2. Legal Curricula: Between Classical Foundations and Contemporary Challenges.
  3. Legal Teaching and Reasoning: The Various Currents of Legal Thought.
  4. Teacher Training.
  5. Theory and Practice of Legal Teaching.
  6. Monologue and Dialogue in Legal Education.
  7. Methods Applicable to Legal Education.
  8. The Teacher-Student Relationship.
  9. Assessment in Legal Education.

Bibliografia

Bibliography

AGUIAR, Roberto Armando Ramos de. Habilidades. Ensino jurídico e contemporaneidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004.
ALMEIDA, Frederico de. Do profissional-docente ao docente profissional: a valoração simbólica dos títulos acadêmicos e da experiência docente no campo jurídico brasileiro. In: CARVALHO, Evandro Menezes et al. (Org.). Representações do professor de direito. Curitiba: CRV, 2012.
BITTAR, Eduardo C. B. Estudos sobre Ensino Jurídico – Pesquisa, Metodologia, Diálogo e Cidadania. São Paulo: Atlas, 2006.
BZUNECK, José Aloyseo. A motivação dos alunos em cursos superiores. In: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; SISTO, Fermino Fernandes. Questões do cotidiano universitário. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
CAPELLA, Juan-Ramón. A aprendizagem da aprendizagem: uma introdução ao estudo do direito. Belo Horizonte: Fórum, 2011.
CHOMSKY, Noam.; PIAGET, Jean. Teorias da Linguagem, Teorias da Aprendizagem. Coimbra: Edições 70, 1987.
CUNHA, Maria Isabel da. Formação docente e inovação: epistemologias e pedagogias em questão. In: EGGERT, Edla et al. (Orgs.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: Edipucrs, 2008.
FEGURI, Fernanda Eloise Schmidt Ferreira e CAVALLINI Viviane Cristina Rodrigues. Ensino jurídico: o desafio de uma nova metodologia legal. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3563.pdf . Último acesso: 31/03/2019.
FERRAZ JR., Tercio Sampaio. A relação entre dogmática jurídica e pesquisa. In: NOBRE, Marcos et al. O que é pesquisa em direito? São Paulo: Quartier Latin, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. _____, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1997.
GHIRARDI, José Garcez (org.). Métodos de ensino em direito: conceitos para um debate. São Paulo: Saraiva, 2009. ________, José Garcez; VANZELLA, Rafael D. Faiardo (Org.). Ensino jurídico participativo: construção de programas, experiências didáticas. São Paulo: Saraiva, 2009. GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
GOMES, Magno Federici. Direito educacional superior, 1ª reimpressão, Curitiba: Juruá, 2010.
GUIMARÃES, Isaac Sabba. Metodologia do Ensino Jurídico: Aproximações ao Método e à Formação do Conhecimento Jurídico. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2010.
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; LIMA, Paula Gabriela Mendes (Coord.). Pedagogia da emancipação: desafios e perspectivas para o ensino das ciências sociais aplicadas no século XXI. Belo Horizonte: Fórum, p. 15-79, 2010.
HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
HERKENHOFF, João Baptista. Para gostar do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito ou Desafio. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1990.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
MARTÍNEZ, Sérgio Rodrigo. Manual da educação jurídica. Curitiba: Juruá, 2003.
________. Pedagogia jurídica. Curitiba: Juruá, 2001. MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Metodologias de ensino com tecnologias da informação e comunicação no ensino jurídico. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v21n1/1414-4077-aval-21-01-00263.pdf . Último acesso: 31/03/2019.
MORIN, Edgar. Inter-poli-transdisciplinaridade. A cabeça bem-feita: repensar a reforma; reformar o pensamento. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

NUSSBAUM, Martha C. A fragilidade da bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

NUSSBAUM, Martha C. Love’s knowledge: essays on philosophy and literature. New York: Oxford Universaty Press, 1990.

NUSSBAUM, Martha C. Poetic justice: the literary imagination and public live. Boston: Beacon Press, 1995

NUSSBAUM, Martha C. Sem Fins Lucrativos: Por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

OLIVEIRA, André Macedo. Ensino jurídico: Diálogo entre teoria e prática. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2004.
PAULINO, Gustavo Smizmau. O ensino do direito em crise. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 2008.
PERRENOUD, Phillipe. Construir competências é virar as costas aos saberes? Pátio – Revista Pedagógica, v. 11, Porto Alegre, p. 15-19, nov. 1999.
__________, Phillipe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
__________, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 1999.

POSNER, Richard A. Law & literature. 3. ed. Cambridge: Havard Universaty Press, 2009a.

SEVERINO, Antônio José. Formação de professores e a prática docente: dilemas contemporâneos. In: PINHO, Sheila Zambello (Org.). Formação de educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: Unesp, 2011.
SOUSA JÚNIOR, José Geraldo et al. (Org.). A prática jurídica na UnB: reconhecer para emancipar. Brasília: Universidade de Brasília/Faculdade de Direito, 2007.
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo