DBP7200 – METODOLOGIA DO ENSINO JURÍDICO – 32h – Optativa

Raquel Cavalcanti Ramos Machado

Ementa

1. Reflexões sobre ensino jurídico.
  2. Currículos jurídicos. Entre os fundamentos clássicos e os desafios da contemporaneidade.
  3. Ensino e Raciocínio Jurídicos. As várias correntes do pensamento jurídico.
  4. Formação docente.
  5. Teoria e Prática do Ensino Jurídico.
  6. Monólogo e Diálogo no ensino jurídico.
  7. Métodos aplicáveis ao ensino jurídico.
  8. Relação professor-aluno.
  9. Avaliação no ensino jurídico.
Bibliografia:
AGUIAR, Roberto Armando Ramos de. Habilidades. Ensino jurídico e contemporaneidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004.
ALMEIDA, Frederico de. Do profissional-docente ao docente profissional: a valoração simbólica dos títulos acadêmicos e da experiência docente no campo jurídico brasileiro. In: CARVALHO, Evandro Menezes et al. (Org.). Representações do professor de direito. Curitiba: CRV, 2012.
BITTAR, Eduardo C. B. Estudos sobre Ensino Jurídico – Pesquisa, Metodologia, Diálogo e Cidadania. São Paulo: Atlas, 2006.
BZUNECK, José Aloyseo. A motivação dos alunos em cursos superiores. In: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; SISTO, Fermino Fernandes. Questões do cotidiano universitário. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
CAPELLA, Juan-Ramón. A aprendizagem da aprendizagem: uma introdução ao estudo do direito. Belo Horizonte: Fórum, 2011.
CHOMSKY, Noam.; PIAGET, Jean. Teorias da Linguagem, Teorias da Aprendizagem. Coimbra: Edições 70, 1987.
CUNHA, Maria Isabel da. Formação docente e inovação: epistemologias e pedagogias em questão. In: EGGERT, Edla et al. (Orgs.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: Edipucrs, 2008.
FEGURI, Fernanda Eloise Schmidt Ferreira e CAVALLINI Viviane Cristina Rodrigues. Ensino jurídico: o desafio de uma nova metodologia legal. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3563.pdf . Último acesso: 31/03/2019.
FERRAZ JR., Tercio Sampaio. A relação entre dogmática jurídica e pesquisa. In: NOBRE, Marcos et al. O que é pesquisa em direito? São Paulo: Quartier Latin, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. _____, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1997.
GHIRARDI, José Garcez (org.). Métodos de ensino em direito: conceitos para um debate. São Paulo: Saraiva, 2009. ________, José Garcez; VANZELLA, Rafael D. Faiardo (Org.). Ensino jurídico participativo: construção de programas, experiências didáticas. São Paulo: Saraiva, 2009. GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
GOMES, Magno Federici. Direito educacional superior, 1ª reimpressão, Curitiba: Juruá, 2010.
GUIMARÃES, Isaac Sabba. Metodologia do Ensino Jurídico: Aproximações ao Método e à Formação do Conhecimento Jurídico. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2010.
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; LIMA, Paula Gabriela Mendes (Coord.). Pedagogia da emancipação: desafios e perspectivas para o ensino das ciências sociais aplicadas no século XXI. Belo Horizonte: Fórum, p. 15-79, 2010.
HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
HERKENHOFF, João Baptista. Para gostar do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito ou Desafio. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1990.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
MARTÍNEZ, Sérgio Rodrigo. Manual da educação jurídica. Curitiba: Juruá, 2003.
________. Pedagogia jurídica. Curitiba: Juruá, 2001. MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Metodologias de ensino com tecnologias da informação e comunicação no ensino jurídico. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v21n1/1414-4077-aval-21-01-00263.pdf . Último acesso: 31/03/2019.
MORIN, Edgar. Inter-poli-transdisciplinaridade. A cabeça bem-feita: repensar a reforma; reformar o pensamento. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

NUSSBAUM, Martha C. A fragilidade da bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

NUSSBAUM, Martha C. Love’s knowledge: essays on philosophy and literature. New York: Oxford Universaty Press, 1990.

NUSSBAUM, Martha C. Poetic justice: the literary imagination and public live. Boston: Beacon Press, 1995

NUSSBAUM, Martha C. Sem Fins Lucrativos: Por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

OLIVEIRA, André Macedo. Ensino jurídico: Diálogo entre teoria e prática. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2004.
PAULINO, Gustavo Smizmau. O ensino do direito em crise. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 2008.
PERRENOUD, Phillipe. Construir competências é virar as costas aos saberes? Pátio – Revista Pedagógica, v. 11, Porto Alegre, p. 15-19, nov. 1999.
__________, Phillipe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
__________, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 1999.

POSNER, Richard A. Law & literature. 3. ed. Cambridge: Havard Universaty Press, 2009a.

SEVERINO, Antônio José. Formação de professores e a prática docente: dilemas contemporâneos. In: PINHO, Sheila Zambello (Org.). Formação de educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: Unesp, 2011.
SOUSA JÚNIOR, José Geraldo et al. (Org.). A prática jurídica na UnB: reconhecer para emancipar. Brasília: Universidade de Brasília/Faculdade de Direito, 2007.