DBP7266 – PESQUISA JURÍDICA E ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO – 32h – Optativa

Raquel Cavalcante Ramos Machado

Ementa

1. Universidade e Ensino do Direito.
  2. O conhecimento humano e seus níveis.
  3. Tipos de pesquisa e suas etapas.
  4. Pesquisa jurídica.
  5. A linguagem científica.
  6. O método científico.
  7. A elaboração da dissertação de mestrado e da tese de doutorado.
  8. Fases e técnicas da elaboração de dissertação e tese.
  9. A defesa e a publicação do trabalho.
Bibliografia:
ANCEL, Marc. Utilidade e Métodos do Direito Comparado. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 2013.
BONAVIDES, Paulo. O Método Tópico da Interpretação Constitucional in Rev. da Fac. de Direito do Ceará, vol. XXII/2.
BOOTH, Wayne C. A arte da pesquisa. Trad. Henrique A. Rego Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BRONOWSKI, J. Ciência e valores humanos. Trad. Alceu Letal. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979.
CARDOSO, Clodoaldo M. O Trabalho Científico – fundamentos e filosóficos e metodológicos. Bauru: Jalovi, 1980
CASTRO, Cláudio de Moura. A Prática da Pesquisa. 2 ed. São Paulo: Pearson Pretinice Hall, 2006.
DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da Ciência. 2ed. São Paulo: Atlas, 1985.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. 15 ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
EPSTEIN, Lee. KING, Gary. Pesquisa empírica em direito:as regras de inferência. São Paulo: Direito GV, 2013, p. 11-76.
FEYERABEND, Paul. A Ciência em uma sociedade livre. São Paulo: Unesp, 2011.
GADAMER, Hans-Georg. Elogio da Teoria. Lisboa: Edições 70, 2017.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 13. ed. Rio de Janeiro, RJ: Record, 1997.
GONDIM, L. M. P.; LIMA, J.L. A Pesquisa como Artesanato Intelectual: sobre o método e o bom senso. São Paulo: EDUFSCAR, 2007.
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa. DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.
HALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? Trad. Raul Fiker. São Paulo: Brasiliense, 2000.
KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 2000.
LARENZ, Karl. Metodologia da Ciência do Direito. 7 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenken, 1997.
MELO FILHO, ÁLVARO. Monólogo e diálogo no ensino jurídico. Revista Forense, n. 297, p. 391-396.
_____. Por uma revolução no ensino jurídico. Revista Forense n. 322, p. 9-15.
_____. Ensino e raciocínio jurídicos. Revista Forense, n. 288, p. 377-386.
_____. Novas diretrizes para o ensino jurídico. Revista de processo no. 72, p.99/106.
_____. Ensino jurídico e o problema da verdade. Rev. Informação legislativa, v. 18, n. 72, out/dez. 1981, p. 343-348.
_____. Currículos jurídicos: exegese da portaria no. 1.886/94. Revista de processo, n. 81, p. 178-197.
_____. Currículo jurídico – um modelo atualizado. Revista de processo no. 65, p.104/119.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 108p.
MONEBHURRUN, Nitish. Escrever uma tese: ensaio sobre uma arte- manual para graduandos mestrandos e doutorandos. Rio de Janeiro: Processo, 2018
OLIVERCRONA, Karl. Linguagem jurídica e realidade. São Paulo: Quartier Latin, 2005.
PEREIRA, Lusia Ribeiro; VIEIRA, Martha Lourenço. Fazer pesquisa é um problema? Belo Horizonte: Lápis Lazúli, 1999.
POPPER, Karl. Lógica das Ciências Sociais. 3 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.
POPPER, Karl. Textos Escolhidos. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-Rio, 2010, p. 131-203.
POSNER, Richard. Divergent paths: the academy and the judiciary. Cambridge: Harvard University Press, 2016.
PROSE, Francine. Para Ler como um Escritor: Um Guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los. São Paulo: Zahar, 2008.
RESCHER, Nicholas. Epistemology: an introduction to the theory of knowledge. Albany: State University of New York Press, 2003.
RIBEIRO, Gabriel Mithá. Novo Manual de Investigação. Lisboa: Contraponto, 2018.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino Jurídico: Saber e Poder. São Paulo: Academica, 1988.
______. Cursos de direito no Brasil: diretrizes curriculares e projeto pedagógicos. 2 ed. Florianópolis: Habitus, 2020.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis: Vozes, 1983.
RUIZ, João Alvaro. Metodologia Cientifica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SCHAUER, Frederick. Thinking like a lawyer: a new introduction to legal reasoning. Cambridge: Harvard University Press, 2012.
SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de escrever. Trad. Pedro Süssekind. Porto Alegre: L&M, 2009.
SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de ter razão. Trad. Camila Werner. São Paulo: Faro, 2009.
SOUSA, Neomésio José de. A Importância da Pesquisa Científica para o Direito. Rev. da Fac. de Direito do Ceará, vol.XXI/2.
SUNSTEIN, Cass R. Going to extremes: how like mind unite and divide. New York: Oxford University Press, 2009.
VERA, Armando Asti. Metodologia da Pesquisa Cientifica. 8 ed. Porto Alegre: Globo, 1989.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. São Paulo. Nova Cultural, 2000.
WITKER, Jorge. Direito na América Latina- Conteúdo e Ensino – Editora Globo.
______. Como elaborar una tesis en derecho: pautas metodologicas y tecnicas para el estudiante o investigador del Derecho. Madrid: Civitas, 1986. p. 85-120.