NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR HUGO DE BRITO MACHADO

Data de publicação: 16 de abril de 2023. Categoria: Sem categoria

Os professores, alunos e servidores do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará manifestam seu profundo pesar pelo falecimento do Professor Hugo de Brito Machado, uma das referências maiores da nossa escola de Direito.

Hugo de Brito Machado foi Professor Titular de Direito Tributário da Universidade Federal do Ceará e, mesmo após sua aposentadoria, serviu ao PPGD/UFC como Professor Visitante e ainda como voluntário, deixando aqui suas valorosas lições e seu legado de dedicação e de generosidade. Todos recordamos com afeto sua personalidade marcante, seu amor ao debate acadêmico, sua precisão científica, suas narrativas exemplares.

A vasta obra do professor Hugo, que o situa no panteão dos tributaristas brasileiros, é fonte de orgulho para a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, cuja comunidade viveu o privilégio de o ter por tantos anos. Sem dúvida, o professor figura com destaque entre nossas referências nacionais mais sólidas e influentes.

Como parte fundamental de seu legado está Hugo de Brito Machado Segundo, Professor do nosso Programa, cujos trabalhos tanto inspiram seus colegas e alunos, revelando que aqui o Professor Hugo pai também deixou uma fonte profícua de continuidade e de transformação.

Que a família de Hugo de Brito Machado encontre o melhor conforto neste momento de dor. O exemplo do mestre sobreviverá conosco, sempre.

Fortaleza, 15 de abril de 2023.

Sérgio Rebouças

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC